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Sucesso em Vendas
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4 dicas para melhorar a comunicação com sua equipe

Storytellingé uma palavra em inglês, que está relacionada a uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes. Utilizado nas últimas décadas como ferramenta poderosa de marketing, o storytelling consegue conectar marcas e produtos aos seus consumidores, gerando cada vez mais engajamento e percepção de valor.

Foi exatamente nisso que Tinker Hatfield, vice-presidente de design da Nike, estava pensando quando projetou o Air Jordan 20 – a vigésima edição desta coleção de tênis de enorme sucesso que leva o nome de um dos maiores atletas do século XX: Michael Jordan, astro do basquete.

A ideia do novo produto trazia consigo diversos desafios: conseguir engajar e interessar aos consumidores da coleção, continuar o grande período de inovações que estes tênis traziam consigo e, ainda por cima, arrebatar mais fãs!

Para isso, Hatfield quis trazer um apelo comemorativo para os tênis, celebrando os vinte anos de sucesso da coleção. Foi pensando nisso que adicionou ao modelo uma faixa de couro que transpassa toda a parte de cima do tênis – o cabedal – decorada com diversos ícones, todos usados nos modelos anteriores ao vigésimo modelo. É uma espécie de homenagem aos 19 modelos anteriores e que inova contando uma história, mostrando toda a trajetória de sucesso de uma linha inteira em um só produto.

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Continuando o sucesso de vendas, este produto além de garantir a fidelidade dos consumidores, conquistou novos e atingiu seus objetivos traçados pela marca.

O grande desafio de Hatfield era se comunicar com seus consumidores. Muito semelhante ao desafio do líder de vendas de se comunicar com sua equipe. Muitas vezes a equipe de vendas é grande, está espalhada geograficamente, tem experiências diferentes e performances diferentes. Além disso, muitas equipes têm profissionais com idades muito variadas, de gerações distintas e que se comunicam de maneiras diferentes.

No dia a dia, encontro muitos líderes frustrados ao verem suas equipes se comunicando mal e vendo seus esforços estratégicos não serem colocados em prática, pois a equipe não foi informada de maneira correta ou ainda porque não entendeu sua comunicação. Isso acontece por alguns motivos que percebi em minha experiência no treinamento de líderes e equipes de vendas:

  • A forma de comunicar não atrai a atenção;
  • O canal de comunicação não é acessado pela equipe;
  • Não há padrão na forma de comunicar;
  • Não há continuidade na comunicação.

Basta olhar as últimas comunicações que você fez com sua equipe. Se não surtiram efeito, provavelmente elas têm uma ou mais destas características. Então, para te ajudar a dar um passo adiante, seguem 4 dicas para melhorar a comunicação com sua equipe de vendas e ter sucesso nas informações que você quer transmitir: 

  1. Comunique de forma atrativa: Assim como cada Air Jordan tinha um ícone vinculado a ele, e um design arrojado sempre, a nossa comunicação deve atrair a atenção da equipe. Então, utilize-se de ícones, imagens, cabeçalhos. Evite textos muito longos e muitas informações na mesma mensagem, principalmente se você tem profissionais da geração Y, pois eles não leem textos longos por características de sua maneira ágil de se comunicar.
  2. Utilize multicanais de comunicação: A mesma informação pode e deve ser enviada por e-mail, WhatsApp, Facebook, chat interno… Enfim, de todas as formas possíveis para que a mensagem chegue até o seu alvo. A repetição não é um problema, é a garantia que não importa qual o canal de comunicação, a equipe irá recebê-la.
  3. Crie um padrão:A vantagem em ter modelos específicos é que o assunto da mensagem já vai estar claro logo no início. Ao criar um cabeçalho padrão e atrativo você marca a memória das pessoas. Por exemplo, sempre que a mensagem for sobre novidades terá o padrão novidades; as mensagens urgentes terão o padrão de urgência; e assim por diante. Isso facilita a atenção e viabiliza agilidade na comunicação.
  4. Conte uma história:Conte uma história com suas comunicações, dê continuidade aos assuntos. Se você lançou uma campanha de vendas, comunique a evolução de cada participante, mostre quem foi o vencedor e por quê. Se você iniciou a venda de um novo mix de produtos e comunicou a importância disso para a equipe, mostre os destaques de resultados. O importante é dar continuidade aos temas informados. Assim como a proposta do Air Jordan 20, sua comunicação deve mostrar que tudo faz parte da estratégia para o atingimento dos objetivos.

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A comunicação corporativa é um desafio gigante. Não é simples vencê-lo, mas com algumas ações práticas e pontuais você pode começar a melhoria com sua equipe desde já. E lembre-se que o desenvolvimento de uma equipe passa pela capacidade do líder de se comunicar bem e envolver os profissionais. Afinal, a boa comunicação não depende do que você fala ou escreve, mas do que o outro compreende do que foi dito ou lido.

Quer saber como sua empresa pode ter líderes treinadores que se comunicam bem e fazem a gestão de suas equipes de vendas com técnica e foco em resultados? Entre em contato com a gente: contato@sucessoemvendas.com.br

Matheus Bueno é consultor da Sucesso em Vendas, atuando como especialista no treinamento de vendas no varejo, possui formação em Marketing e MBA em Gestão Empresarial.

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