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Como atingir metas de vendas na loja em 7 etapas-banner

Como atingir metas de vendas em 7 etapas

Há um ano tomei uma decisão que mudaria minha vida para sempre. Após tentativas frustradas de emagrecer com a equação alimentação e exercícios, resolvi buscar uma nova saída e comecei a pesquisar a respeito de cirurgia bariátrica. De lá pra cá foram vários meses de muita informação, consultas e exames, que culminaram em minha operação, realizada recentemente. Felizmente correu tudo bem e, após isso, tudo mudou.

Mas o que isto tem a ver com vendas e atingir metas? Convido você a ver que são situações com muitas semelhanças. Para isso, apresento a seguir, em 7 etapas, uma comparação entre o difícil processo que estou passando – com uma meta de peso e principalmente de saúde – e as metas que temos que atingir mensalmente na área de vendas. Tanto as suas metas como líder quanto as de sua equipe de vendedores. Vamos lá!

  1. Ter coragem de mudar

Você já deve ter lido ou ouvido a frase que diz que se você quiser resultados diferentes terá que fazer coisas diferentes. Eu optei por uma grande mudança de vida que impactou todas as áreas do meu corpo e saúde. Confesso que não foi fácil, mas precisei ter muita coragem para tomar a decisão.

Se alguns dos seus vendedores não têm atingido as metas regularmente, está na hora de você fazer algo diferente. Sim, você! Não adianta exigir mudança de comportamento dos seus vendedores se você não for o líder que inspira e age para proporcionar novos caminhos. Como eu sempre digo: a responsabilidade é sua! Tome a decisão de mudar primeiro e só depois mostre como a equipe deve seguir os passos para bater metas de forma consistente e frequente.

  1. Buscar uma motivação maior

No meu caso, mais do que simplesmente emagrecer, minha principal meta é a saúde e qualidade de vida. Na sua equipe, ninguém bate meta só porque a empresa mandou. É claro que bons resultados são fundamentais para a manutenção dos empregos, mas pense lá no fundo: o que te move? O que te dá gás todos os dias para buscar melhores resultados através de sua equipe? E afirmo que não é simplesmente o dinheiro. Porque é natural que você busque uma remuneração melhor, mas com certeza existe um motivo por trás disto. Talvez a realização de “ter”, com a compra de uma casa ou carro, ou a satisfação de “ser”, com a aquisição de uma viagem para a família ou a conclusão de uma faculdade.

Tenha claro em sua cabeça qual é o seu combustível. Busque essa resposta também de sua equipe. Trabalhe para que a “meta maior” de cada um impulsione a motivação diária de vender mais.

  1. Diagnosticar sempre!

Fiz muitos exames para detectar todos os detalhes de como estava minha saúde. Da mesma maneira, você precisa mapear sua equipe e fazer diagnósticos individuais.

Quais os obstáculos de cada vendedor para atingir as metas? A Maria é muito tímida no momento do atendimento? O Pedro faz excelentes demonstrações, mas não consegue fechar vendas? O João conhece pouco os produtos que vende? E assim por diante. Se você não tem um “exame” completo de sua equipe – um verdadeiro Raio-X – como fará na hora de dar o “remédio”?

  1. Buscar o aprendizado contínuo

Além dos exames, passei por inúmeras consultas para conhecer a fundo os detalhes do processo pré e pós-cirúrgico, e principalmente para me preparar para os obstáculos que eu teria pela frente. No seu caso, você é um líder preparado? Você precisa ser o espelho da equipe, buscar conhecimento constantemente e agir sempre visando o desenvolvimento dos vendedores. Eles também precisam estar preparados.

Por isso, após o diagnóstico é o momento de você ajudar cada vendedor a melhorar o resultado dos seus “exames”. E isto você só conseguirá com muito treinamento. Lembre-se: o “remédio” utilizado é diferente de vendedor para vendedor. Então, trace um plano de ação claro, individual, com datas e atividades que resolvam ou minimizem as dificuldades de cada um e que também potencializem os pontos fortes dos profissionais.

  1. Dar um passo de cada vez

Ninguém acorda da anestesia de uma cirurgia bariátrica já com 40% a menos de peso. A cirurgia é o passo inicial e existe um longo caminho pela frente, mas que deve ser percorrido de forma constante. Da mesma forma, sua equipe não bate a meta do mês no primeiro dia, salvo algum caso extraordinário.

E como fazer? Divida as metas de vendas da equipe em várias mini metas: semanais, diárias e até por hora se for o caso. Assim, o vendedor vê a meta como um alvo mais próximo de ser alcançado. Além disso, você pode acompanhar o desempenho individual de forma mais detalhada e aplicar rapidamente ações de correção para que a meta seja atingida. Quanto mais você demorar a agir, menor serão as chances de virar o jogo.

  1. Desistir jamais!

Passei – e ainda passo – por momentos difíceis no meu pós-operatório. Mas desistir e abandonar a dieta, remédios e suplementos nunca foi uma hipótese. Você sabe que também passará por dificuldades com seus vendedores. Também sabe que quando um vendedor tem potencial e seu líder o apoia e treina, certamente suas metas serão atingidas. Se isto não ocorrer é porque algo está errado.

Se mesmo com seu treinamento um vendedor não bater meta, reveja o diagnóstico inicial e o plano de ação que você montou para o treinamento contínuo deste profissional. Faça os devidos ajustes e, com criatividade, busque novas formas de treinar o que for necessário. Se um remédio não dá certo, você não deve desistir, mas sim mudar a fórmula para desenvolver seu vendedor cada vez mais.

  1. Comemorar resultados

A primeira vez que me pesei após a cirurgia vi incríveis sete quilos a menos em apenas uma semana. Fiquei surpreso e muito feliz, pois este resultado me fez deixar em segundo plano qualquer dificuldade que tive até aquele momento. Você deve fazer a mesma coisa na empresa.

Grandes resultados, individuais ou da equipe, merecem e devem ser comemorados, expostos e servir como motivação. Mesmo que cada vendedor seja único, os bons resultados de um podem inspirar e apontar novas soluções para outros. Não espere que um campeão de vendas compartilhe esse conhecimento. Você é o líder e deve fazer isso!

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Bem, espero de verdade que estas 7 etapas inspirem você a ser um líder mais completo e a treinar cada dia mais sua equipe. Pois assim como para a obesidade, nas vendas também não existe remédio milagroso para atingir metas e ter melhores resultados.

Se você quer saber como a sua equipe pode ser ainda melhor, entre em contato comigo: contato@sucessoemvendas.com.br

Rogério Pilatti é Consultor e Coordenador de Marketing da Sucesso em Vendas, atuando na formação e treinamento de líderes e vendedores do varejo há mais de 10 anos.

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  • paulo disse:

    Oi Roger…adorei seu texto…sincero e realista. Parabéns

  • VITOR disse:

    MUITO BOM O TEXTO

  • Catherine disse:

    Ótimo texto.

  • celso grigio disse:

    Acredito que o suceso de um bom supervisor de vendas,e saber e conhecer o produto que esta vendendo,mas ainda acredito para tenhamos sucesso,a empresa mude seus conceitos,em relação ao mercado,o mercado muda muito rapido,as empresas,sao. mais agresivas,e sao especialistas noque vendem,temos que vender oque o mercado quer comprar.Forçar venda em um produto que está desatualizado e complicado.

    • Celso, concordo totalmente com seu ponto de vista. Em todas as áreas a mudança hoje em dia é muito grande, com novidades e atualizações constantes. Na área de vendas isso é muito evidente! O produto vendido há alguns meses já ficou pra trás. Portanto, precisamos estar atualizados sempre, conhecendo produtos, mercado, concorrentes, etc. Sobre forçar a venda, realmente é inadmissível. Um bom vendedor busca sempre o melhor produto para seu cliente. Aquele item que melhor resolverá a necessidade do cliente e o fará ser fiel à empresa. E o papel do supervisor é fundamental nessa orientação e acompanhamento. Conto com sua leitura sempre por aqui. Um abraço!

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