Central de Atendimento: (41) 3285-4422 ou Clique aqui

Sucesso em Vendas
neymar miranda

É preciso vencer para aprender?

O Brasil foi eliminado da Copa de 2018 pela Bélgica e neste momento as críticas, análises e culpados são encontrados aos montes.

No nosso país temos o costume de julgar os feitos de acordo com os efeitos que geram. Se ganhar terá um valor, se perder terá menos valor.

De forma bem-humorada o site Sensacionalista ilustra a comparação:

Sensacionalista

Entretanto, a história registra que para obtermos sucesso é preciso ter maior ênfase no aprendizado quando se perde do que quando se ganha. Afinal, a melhoria contínua surge a partir do momento em que as falhas são mapeadas. Negligenciar ou esquecer derrotas não é o caminho para atingir maiores resultados.

Para que possamos aprender, vamos elencar 3 lições fundamentais que você poderá utilizar em sua vida.

1) O QUE SE FAZ X COMO SE FAZ:

Em se tratando de seleção brasileira quem foi melhor treinador, Dunga ou Tite? Quanto um é melhor que o outro? Quantos % você diria que é melhor?

A julgar pela popularidade de Tite, até mesmo após a derrota, o treinador foi melhor que Dunga em uma distância razoável.
Mas, para termos uma análise um pouco mais objetiva vamos analisar os resultados?

TITEDUNGA
JOGOS2626
VITÓRIAS2018
EMPATES45
DERROTAS23
ELIMINAÇÃO EM COPA11

Analisando baseado somente nos números, pergunto, Dunga fica tão atrás assim de Tite? Creio que não.

Mas o que justifica tamanha aceitação dos jogadores, da imprensa, dos torcedores, tão mais presente em Tite do que em Dunga? Boa parte está descrita no artigo anterior que publicamos que você pode acessar aqui.

Se fossemos para resumir, Tite focou no COMO chegar ao sucesso e menos no O QUE. Encontramos em Tite o foco nas pessoas e na metodologia de trabalho, em Dunga encontramos o foco somente no resultado.

Claramente vemos em Tite As 6 Gestões do Líder Treinador:

  • Gestão da Mudança: engajando cada um do seu time e seus clientes (imprensa, torcedores, etc.);
  • Gestão da Motivação: desenvolvendo a atitude dos jogadores, resgatando a moral daqueles que participaram do fatídico 7×1;
  • Gestão do Método: basta assistir uma entrevista para ver propriedade técnica;
  • Gestão do Conhecimento: embasado nas melhores práticas Tite estudou antes de assumir a função e repassava seu conhecimento com clareza;
  • Gestão do Resultado: sabia que números são apenas números, procurava extrair o melhor de cada um em sua função somando virtudes e formando um time mais forte em cada jogo;
  • Gestão do Tempo: sabia onde focar, delegou funções claras para cada membro da comissão técnica. Silvinho, Taffarel, Edu Gaspar, etc, tinham missões claras e com foco específico, fazendo com o que o tempo do Tite estivesse focado no time e nada mais.

Quer saber como utilizar dAs 6 Gestões do Líder Treinador para seu ambiente comercial? Acesse a vídeo aula que preparamos pra você. 

2) PARA TER SUCESSO É PRECISO SEQUÊNCIA E FREQUÊNCIA:

No futebol brasileiro, até o momento, quando perdemos começamos do zero: novo técnico, novo estilo, novo projeto, eventualmente novos jogadores (excluímos algum jogador que tenha eventualmente ficado marcado pela derrota anterior), etc.

Para que a Alemanha pudesse ganhar a Copa do Mundo em 2014 foi preciso dar um basta no imediatismo. O mesmo técnico foi mantido desde 2006 para que o treinamento fosse contínuo. Ainda que com diversas derrotas, desclassificações, frustrações no caminho, o treinador foi apoiado para que através da sequência e frequência de suas ideias tornassem a Alemanha vitoriosa. Neste ano, mesmo a Alemanha sendo desclassificada muito cedo frente ao seu potencial, perdendo de uma seleção fraca como a Coréia do Sul, o contrato do treinador foi renovado. A Alemanha verdadeiramente acredita que o treinamento deve ser contínuo.

Para isto, é preciso sequência de trabalho, ou seja, acreditar no método e persistir para que se torne realidade. Como saber se sua empresa acredita em sequência? Vamos testar:

(     ) A empresa possui um Método de Vendas? (Manual que descreve o passo a passo de como vender, de forma clara e didática, baseado nas experiências dos melhores vendedores da empresa).

(      ) Os líderes entendem que se treinar somente eventualmente, ou mudar o plano continuamente, interferirá nos resultados?

(       ) Mesmo que a meta ainda não esteja sendo atingida, mas há avanços a cada semana, o trabalho é reconhecido?

E na frequência? Acreditam?

(     ) Os líderes são formados para treinar suas equipes através do Método de Vendas com frequência diária?

(     ) Entendem verdadeiramente que só há um caminho para aumentar a performance do time de forma duradoura: o treinamento contínuo?

(      ) Os líderes que não treinam na frequência diária são observados e orientados sobre a importância deste hábito para atingir metas?

Algumas destas ideias vão na contramão do imediatismo de vendas e exatamente atingir o sucesso em vendas é para poucos, assim como, a Copa do Mundo.

 3) SABER LIDAR COM A DERROTA:

Você pode ter razão em diversas críticas sobre as táticas de Tite, escolha de jogadores, etc. Aliás os mais de duzentos milhões de brasileiros também podem ter razão. Assim como, se todos os brasileiros analisassem a sua profissão, caro leitor, encontrariam defeitos e teriam palpites também.

Se você é líder sabe o quanto essa missão é solitária. Quanto mais você sobe na hierarquia, mais o ar é rarefeito. É preciso tomar decisões e nem sempre são as melhores, mas foi o que se pensou naquele momento e ponto.

Viver do passado seja na vitória ou na derrota nos cristaliza. Tornando-nos engessados, parados, perplexos. E nada disso nos leva para frente.

Só há um caminho em seguir para a vitória: continuar.

Com frequência, com sequência, focando mais no como do que no o que fazemos.

Derrotas são parte do caminho e são naturais, a vitória advém do que fazemos com este aprendizado.

Desejo excelentes aprendizados em cada derrota que tiver, para que tenha vitória neste campeonato de pontos corridos que é a vida.

 

 

Clique aqui para receber mais conteúdos como esse!

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Receba nossa newsletter: BOM DIA SUCESSO!

Os melhores conteúdos, dicas e ferramentas para aumentar suas vendas!


Black Flag Publicidade