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Sucesso em Vendas
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Equipe ou grupo de trabalho?

A importância do trabalho em equipe

Passar por mudanças impostas por uma sociedade cada dia mais exigente, novos públicos consumidores, concorrentes mais atentos, requer uma atenção especial ao nosso negócio. O desafio se torna ainda maior quando falamos de pessoas. Transformar pessoas em um time engajado, atento e disposto a querer o sucesso em equipe na sua atividade, faz a grande diferença.

O caminho para isso? Saindo do individualismo para um trabalho em equipe. Um time lidando com as diferenças de atitudes e pensamentos para alcançar os objetivos comuns, unificando seus esforços para resolver seus problemas do dia a dia e criando oportunidades no seu ambiente. Aqui temos uma das chaves para o sucesso.

O que é um trabalho em equipe?

Antes do trabalho, importante entender o que é EQUIPE e isso nos leva a um conceito, segundo o dicionário: “conjunto de pessoas que se dedicam à realização de um mesmo trabalho”.

Mas trabalho em equipe e trabalho compartilhado não seriam o mesmo conceito?


Trabalhar em equipe significa compartilhar conhecimento e estimular o desenvolvimento de cada membro do grupo, melhorando o desempenho coletivo.


E isso ainda nos leva a outra reflexão: toda equipe é um grupo?

Sim, podemos confirmar que toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe. Em grupos, as pessoas se reúnem por diversos interesses e motivos, mas não têm como pilar a comunicação e desenvolvimento individual dos seus membros e, geralmente, não alcançam resultados surpreendentes.artigo-sucesso-em-vendas-equipe-ou-grupo-de-trabalho-infografico1

Exemplos comuns de razões para se formar um grupo de trabalho nas empresas:

  • Grupo 01: Metas em comum;
  • Grupo 02: Interesses em comum;
  • Grupo 03: Proximidade física;
  • Grupo 04: Semelhança cultural;
  • Grupo 05: Necessidades em comum.
    (Fonte: SOTO, Eduardo. Comportamento Organizacional. São Paulo, 2002.)

Um grupo se torna uma equipe quando passa a prestar atenção à sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento. Então pergunto: você está com um grupo ou equipe em sua unidade de trabalho?

Tipos de equipes de trabalho

A formação de equipe se inicia com a junção de grupos no ambiente, podendo os grupos se classificar em:

  1. Grupos formais: entendemos aqueles que são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Contam com aprovação oficial da organização e são formados por alguma autoridade administrativa. Têm como propósito cumprir metas da organização.
  2. Grupos informais: esse tipo de grupose consiste numa rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida formalmente, ou seja, surge da interação entre as pessoas, desenvolvendo-se espontaneamente quando as pessoas se reúnem entre si. Surgem de forma espontânea dentro das organizações ou de um grupo formal de trabalho. Podem se formar através dos interesses compartilhados ou relação de amizade entre os seus membros.
  3. Grupos de trabalho administrados de forma tradicional: grupo onde uma pessoa é designada como administrador oficial ou líder. Não fornecem autonomia aos colaboradores na gestão do tempo de tarefas.
  4. Grupos de trabalho autodirigidos: seus componentes têm ampla responsabilidade sobre uma parte do trabalho e contam com a sensatez dos indivíduos no processo de gestão do tempo e de tarefas. Os administradores desse tipo de grupo funcionam como vínculo entre os membros da cadeia produtiva (colaboradores, empresa e fornecedores).

Lembre-se, para o sucesso de sua equipe:

  • É importante a equipe assumir um compromisso coletivo;
  • Ter competência técnica para solucionar problemas e saber se comunicar torna uma equipe apta a enfrentar grandes desafios;
  • É preciso saber o tipo de equipe para definir metas adequadas.

E você… (líder de uma equipe):

  • Definiu corretamente as metas da sua equipe de trabalho?
  • Quais competências são realçadas no seu grupo?
  • De que forma organiza o trabalho coletivo quando é necessário dividir as tarefas em sub-equipes?

E você… (integrante da equipe):

  • Conhece as suas metas e da sua equipe de trabalho?
  • Quais competências você tem para apoio a este grupo de trabalho?
  • De que forma organiza o seu trabalho e absorve novas tarefas de outros grupos?

Reflita e tenha o melhor da sua equipe, desenvolvendo e aprimorando as forças existentes no seu ambiente de trabalho.

Papéis em um grupo de trabalho

Cada indivíduo representa um ou mais papéis dentro de um determinado grupo e trabalha de uma determinada maneira para alcançar os objetivos coletivos. Esses papéis são divididos em três tipos:

  1. Papéis de tarefas: enfatiza na realização das tarefas e no cumprimento das metas estabelecidas.
  2. Papéis de manutenção: enfatiza na parte relacional do grupo. Age como conciliador e/ou motivador do grupo.
  3. Papéis individuais: enfatiza nas suas necessidades individuais, privilegiando-as em detrimento do grupo.

O sucesso ou insucesso de um grupo de trabalho está relacionado às definições e papéis previamente definidos ou corrigidos periodicamente do grupo ou individual.

 As normas para um grupo de trabalho

As normas se referem às expectativas não expressadas de forma escrita ou acordadas formalmente, mas que guiam o comportamento do grupo e/ou da organização.

As normas se desenvolvem em função do desenvolvimento da relação da equipe. Muitas vezes, o comportamento inicial de uma equipe acaba se tornando a norma de conduta. Ou os superiores podem definir explicitamente determinadas expectativas.

Existem duas classificações de normas:artigo-sucesso-em-vendas-equipe-ou-grupo-de-trabalho-infografico2

Essas regras facilitam a convivência e contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo ao criar uma homogeneidade entre os membros do grupo.

Os grupos podem impor sanções formais ou informais ao desrespeito dessas normas. As sanções formais podem incluir multas ou reprimendas verbais. Já as sanções informais se apresentam na forma de afastamento social do grupo e geração de problemas interpessoais.

Lembro que para toda estratégia de formação ou manutenção de uma equipe de trabalho é necessário um posicionamento de liderança e constância do propósito, promovendo a otimização dos resultados da unidade de seu negócio.


Quer saber como podemos te ajudar a melhorar a gestão do trabalho em equipe na sua empresa, aumentando a produtividade? Entre em contato com a gente pelo contato@sucessoemvendas.com.br

Claudio Santiago: consultor da Sucesso em Vendas, atuando como especialista no treinamento de vendas no varejo. Possui formação em Ciências Econômicas e pós-graduação em Liderança e Coaching.

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  • DiógenesLemos disse:

    Esse sistema sucesso em vendas é fantástico

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