Central de Atendimento: (41) 3285-4422 ou Clique aqui

Sucesso em Vendas
coelhinho-ja-esta-entre-nos-banner

O coelhinho já está entre nós

Parece que foi ontem que estávamos celebrando a chegada de mais um ano, quando de repente piscamos e o carnaval já passou. Nos supermercados já podemos ver ovos de Páscoa à venda. Passará mais um pouco e estaremos nas férias escolares do meio de ano, quando também teremos a Copa do Mundo. Logo à frente teremos eleições e quando menos se espera começaremos a ver pelas ruas lojas enfeitadas para o Natal. Na TV, propagandas com o bom velhinho e no rádio poderemos curtir novamente a Simone cantando Então é Natal e John Lennon com a clássica So This is Christmas.

Pare para pensar: você não tem a sensação que nos últimos anos o tempo parece estar passando rápido demais? Pesquisadores chegaram a afirmar que pessoas que vivem neste século sentem que o tempo passa muito mais rápido do que para pessoas que viveram há cem anos.

Uma das explicações desta sensação de tempo mais acelerado que sentimos seria a de estarmos em contato cada vez mais com a tecnologia e a exposição do nosso dia a dia à alta velocidade de informações e estímulos que recebemos. Celulares, notebooks, redes sociais, aplicativos de mensagem e outras ferramentas. Olhe quantas ferramentas que temos acesso e que proporcionam essa vida acelerada.

E aquelas famosas promessas de início de ano que a maioria de nós faz e muitas não cumprimos? Pois é, o ano já começou e como vimos a tendência é que 2018 passe voando. E como está seu planejamento para alcançar suas metas e objetivos neste ano?

Listo aqui alguns dos principais motivos do não cumprimento destas metas de início de ano:

  • A falta de planejamento: independente do tamanho do seu sonho, da meta que queira alcançar, quando se planeja, bota no papel e se desenha como chegar lá, os caminhos ficam muito mais claros. Quando não se faz isso o tempo passa. Quando se vê o meio do ano chegou e nenhum passo foi dado para alcançar aquele tão sonhado desejo.
  • A falta de preparo para se atingir o que se deseja: vamos dar o exemplo de um líder de equipe que deseja ser o melhor do ano em vendas na sua empresa. Sem ter sua equipe mobilizada, motivada, sem multiplicar conhecimento, se não tiver um treinamento e acompanhamento contínuo, sem dar um feedback preciso, se não administrar seus indicadores e se falhar na gestão de seu tempo dificilmente terá êxito. Dando um exemplo sobre futebol, já que estamos em ano de Copa do Mundo, dentro de uma seleção estão somente os melhores, os mais preparados, aqueles que treinam incansável e continuamente para conquistar suas metas, que neste caso seriam o título de campeão e a esperada taça. É fácil chegar lá? Certamente não, por isso o preparo é fundamental.
  • A desmotivação que chega quando obstáculos são encontrados pela frente: os desafios para se chegar em uma meta são muitos e vão existir momentos em que o pensamento em desistir virá à tona e irá querer falar mais alto. Vivenciar atitudes vencedoras para nunca desistir é fundamental. Atletas de alto nível passam por muitas adversidades e só são reconhecidos porque não se abalam.

Em resumo, equipes precisam estar motivadas e preparadas para produzir e ter sucesso nos seus campos de atuação. Fazendo um paralelo com equipes de vendas o quadro abaixo mostra muito bem isto:

coelhinho-ja-esta-entre-nos-infografico-sucesso-em-vendas

Pessoas só motivadas irão atingir seus resultados? Podem atingir até um certo ponto, mas vai faltar certamente o preparo para chegar adiante. E pessoas que tenham muita técnica chegam em seus resultados?  Podem também conseguir, mas garanto que ainda vai faltar aquela dose de motivação para se alcançar algo mais.

Quanto maior for a capacitação de um líder, melhor será seu preparo para calibrar sua equipe com doses de motivação e orientação, melhor será a produtividade de seu time. Um líder que estabelece metas e objetivos no início do ano tem muito mais chances de chegar em dezembro celebrando o sucesso junto com seus liderados.

E antes de terminar este texto gostaria de deixar a última reflexão: você e sua equipe estão preparados para 2018? Só não pense muito, pois como dizia aquele jingle: “o tempo passa, o tempo voa” e logo estaremos em 2019.

Quer saber como podemos te ajudar a otimizar o tempo na sua empresa, aumentando a produtividade da equipe de vendas? Entre em contato conosco: contato@sucessoemvendas.com.br

Daniel Pereira: consultor da Sucesso em Vendas, atuando como especialista no treinamento de vendas no varejo. Possui formação em Comunicação Social, pós-graduação em Marketing e MBA em Gestão Comercial.

Clique aqui para receber mais conteúdos como esse!
  • Catherine disse:

    Excelente artigo.

  • Escreva um comentário

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Receba nossa newsletter: BOM DIA SUCESSO!

    Os melhores conteúdos, dicas e ferramentas para aumentar suas vendas!


    Black Flag Publicidade