Central de Atendimento: (41) 3285-4422 ou Clique aqui

Sucesso em Vendas
banner-educacao-wiki-pokemon-uber

O que o Uber, o Pokémon Go e a Wikipédia têm a ver com o sucesso na educação?

Recentemente, o comportamento relacionado com a tecnologia tem gerado diversas discussões. Usuários Uber defendem a livre escolha enquanto outros defendem o modelo de táxi convencional; os jogadores de PokémonGo defendem a diversão e a inovação enquanto os não jogadores julgam como alienação; e a Wikipédia como a nova e melhor “Barsa” enquanto outros entendem como não sendo um conhecimento científico e de grande valia.

Antes de entendermos a importância desta nova mudança cultural para a educação vamos nos aprofundar no comportamento que gera tanta discórdia.

Não pretendo defender um lado até porque não tenho a pretensão de ser o dono da verdade. Mas você há de convir que seja lá qual for a minha ou a sua opinião nada irá parar a tecnologia entrando no nosso modo de viver.

Sinceramente, acho engraçado taxistas reclamando do Uber ou ex-vendedores de enciclopédia lamentando a existência da Wikipédia. Reclamar destes fatos é negar o passado. Como assim o passado? Não seria o futuro? Não, meu amigo, eles já existem há tempos e já entraram no hábito das pessoas, isto é passado. Aceite, fará melhor para você.

Relutar contra esta realidade é o mesmo que no passado industriários de parafina reclamarem sobre “essa tal de luz elétrica”. Imagino que o argumento tenha sido semelhante: “vamos regulamentar essa energia porque irão quebrar com a gente que faz velas”. Caro leitor, enquanto discutimos isso tem gente que não sabe o que significa Barsa no primeiro parágrafo. Aceite.

Para facilitar a aceitação utilize da empatia. Coloque-se no lugar da nova geração e entenderá que o mesmo mecanismo do qual hoje você reclama, do que vem pela frente e do comportamento das novas gerações, todas as anteriores fizeram o mesmo. Sempre há algo na próxima geração que incomoda a anterior. O antagonismo faz parte da evolução.

Se você já aceitou este fato fica mais fácil agora entrarmos no assunto de como isso impacta no sucesso da educação. Há uma reclamação generalizada da dispersão dos alunos em sala. Ainda que não seja novo, pois no passado eram bilhetinhos por baixo da mesa, agora são mensagens de WhatsApp. E a bola da vez, claro, é o Pokémon Go. Mas antes de falarmos sobre isso sugiro que você assista o vídeo abaixo de um professor que resume e exemplifica o recado:

O professor deste vídeo dá uma aula sobre o que é se adaptar ao seu novo público-alvo. Não tenha dúvida que a sua “audiência” estava no auge. Espontaneamente um (a) aluno (a) filmou, o vídeo do professor viralizou na internet, saiu em blogs, ele está dando entrevista na TV. E, principalmente, sua função foi cumprida: ele ensinou o conteúdo de forma clara e didática.

Chama muita atenção o professor ter citado a metodologia de ensino Problem Basead Learning (PBL), a qual a Sucesso em Vendas Educacional também utiliza em MBAs e cursos na área acadêmica, que se trata de ao invés de ensinar os conceitos longamente por verbalizações e por fim dizer para o que servem, o processo é invertido no PBL:

  • A partir de um problema em comum é realizada uma metodologia estruturada de entender o que gera o problema;
  • Quais são as hipóteses de origem do problema e solução?
  • Como ter certeza de qual a hipótese mais provável?
  • Como gerar soluções?
  • Como mensurar resultado? Caso o problema seja resolvido, validar. Caso o problema não seja resolvido, reiniciar o processo com novas estratégias.
  • Ao solucionar: gerar aprendizado por meio do raciocínio lógico e da prática.

Foi o que o professor fez ao transformar o problema dos alunos – “chocar o ovo Pokémon” – em aprendizado sobre trigonometria.

O mesmo pode ser utilizado para “Como aumentar ticket médio em tempos de crise?”, “Como melhorar margem em mercados estabelecidos?”, “Como aumentar Market share em regiões com concorrentes maiores?” E por aí vai.

Para isto, é preciso de tecnologia. E utilizando a Wikipédia (claro) para definir o que é tecnologia: “do grego τεχνη — ´técnica, arte, ofício´ e λογια — ´estudo’) é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir de tal conhecimento. ”

O presente artigo aparentemente fala de coisas ligadas a tecnologia como conhecemos hoje (internet, aplicativos, softwares, etc.) mas na verdade o objetivo é falar de tecnologia no sentido amplo da palavra (afinal, os gregos ao criarem essa palavra não a cunharam pensando no tablet). Isto é, transformar o ofício de ensinar numa arte com técnica.

Seja transformando Líderes em treinadores contínuos das suas equipes para que atinjam maiores resultados em vendas, seja transformando equipes comerciais em especialistas no novo consumidor que compara os produtos/serviços na hora, na sua frente, utilizando o Buscapé.

A empresa não concorre mais com o concorrente ao lado, assim como os educadores não concorrem a atenção com o horário do intervalo ou as piadas do pessoal do fundão. O mundo se ampliou e há de se adaptar para que possamos transformar a educação e, assim, mudarmos a realidade dos nossos alunos.

Vamos começar? Dê o play para o sucesso.

Clique aqui para receber mais conteúdos como esse!

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Receba nossa newsletter: BOM DIA SUCESSO!

Os melhores conteúdos, dicas e ferramentas para aumentar suas vendas!


Black Flag Publicidade