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Sucesso em Vendas
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Sua equipe de vendas sabe prospectar?

Leia com atenção as dicas abaixo e avalie se sua equipe de vendas está efetivamente prospectando.

  • Este é um exercício de análise e não pode servir de instrumento de avaliação de desempenho, capacidade ou competência. Ele serve unicamente para uma reflexão sobre comportamento.
  • Em cada uma das perguntas, escolha apenas aquela resposta que mais caracteriza sua forma de pensar ou agir. Analise muito bem cada pergunta antes de fazer sua opção. Seja sincero.
  • Mais importante do que os pontos no final é a sua firme determinação em mudar suas atitudes e comportamentos e principalmente de passar das respostas à ação.

Prezado Líder Treinador,

No mercado atual, prospectar representa uma ação extremamente importante por dois motivos principais: Sobrevivência e Competitividade. Especialmente no varejo é necessário quebrar paradigmas agindo de forma diferente e criativa, visando a conquista de novos clientes.

Leia com atenção as dicas abaixo e avalie se sua equipe de vendas está efetivamente prospectando.

1. Este é um exercício de análise e não pode servir de instrumento de avaliação de desempenho, capacidade ou competência. Ele serve unicamente para uma reflexão sobre comportamento.

2. Em cada uma das perguntas, escolha apenas aquela resposta que mais caracteriza sua forma de pensar ou agir. Analise muito bem cada pergunta antes de fazer sua opção. Seja sincero.

3. Mais importante do que os pontos no final é a sua firme determinação em mudar suas atitudes e comportamentos e principalmente de passar das respostas à ação.

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  • Priscila Duma disse:

    O que mais me chama a atenção quando um vendedor realiza a prospecção é de que ele realmente não entende a importância de marcar data e hora com o cliente e que isso é o resultado principal de sua ligação. Acompanho os resgates da equipe e percebo essa dificuldade na equipe mesmo colocando como item crucial em nossos treinamentos.

    • Marcio Godoy disse:

      Priscila, o vendedor precisa tomar a iniciativa para o agendamento. Ser determinado, procurando envolver o cliente com os benefícios a serem apresentados do produto. Abraços!

  • Leandro Antonio Rodrigues da Silva disse:

    Acho os treinamentos que recebemos muito bons, porem temos pessoas que não querem de forma nenhuma serem ajudadas, acham que oque sabem já esta bom e pronto mas aos poucos estão vendo resultados dos demais e notando que se não aplicarem oque lhes foi ensinado ficarão cada vez mais pra trás.

  • Camillo disse:

    Com o evento da contratação de uma equipe com o fim da prospecção tem despertado um interesse maior dos antigos mediante aos resultados iniciais.

  • Jaqueline Lima disse:

    Trabalho com minha equipe 100 % em prospecção ativa, o treinamento e essencial, utilizar um script para cada situação e ter um sistema com histórico de cada ação de cada contato faz com que a qualidade da ligação seja cada vez melhor , o foco e buscar o fechamento da venda ou o compromisso da visita. O segredo da técnica chama-se A Ponte conhecem ???? Ser treinado pela Sucesso faz toda a diferença para líder e para sua equipe

  • Pedro Pavão disse:

    A prospecção é a base para construção de uma carteira de clientes sólida e alinhada ao negócio da empresa. Quando bem executada, será um diferencial no atingimento das metas comerciais e não limita a atividade do vendedor. Através dela, conseguimos mapear os principais segmentos a serem abordados e aqueles mais propensos ao fechamento de negócios. Além da técnica aplicada, para obtermos sucesso na prospecção, é fundamental também que gestor e equipe estejam MOTIVADOS a executar esta atividade, inclusive com a oportunidade de gerar uma competição interna saudável.

  • Tales Dantas disse:

    Trabalho no ramo de materiais de construção. Já colocamos em prática o método A PONTE como treinamento e acompanhamento de toda a equipe de vendas, mas percebo que, partindo do script de atendimento, a prospecção de clientes é a parte menos executada em todas as filiais. Essa matéria e o resultado do teste me fizeram repensar de que forma podemos por efetivamente em prática essa ação. Há oportunidades a vista. Obrigado.

    • Marcio Godoy disse:

      Tales,
      A prospecção ainda para muitos varejistas é um paradigma. Para gerar resultados é necessário uma sinergia entre a Gestão e equipe de vendas.
      A gestão oferece ferramentas de apoio, formas de controle e acompanha. A equipe de vendas pratica com disciplina objetivando o resultado.
      Abraços.

  • marcus disse:

    ótimas idéias, no nosso segmento trabalhamos mais com salva vendas ou futuras compras dos convidados.

  • Laudemir Filho disse:

    Marcio, fizemos um treinamento com você, via Abradif e como a rotatividade de Funcionários aumenta muito na ” crise” , estou com as Equipes sem treinamento, porem, acho muito importante a prospecção ativa, se bem efetivada.

  • herbert limírio disse:

    O Relacionamento com o nosso cliente traz um mundo muito amplo para nós. A nossa missão sempre será contribuir para o sucesso do Profissional que está do outro lado da linha, mas para isso, temos que conhecê-lo; E a prospecção é o melhor caminho para estreitarmos esse relacionamento e conseguirmos contribuir para o crescimento desse “cara”. O que nós temos que entender é que precisamos conquistar o nosso cliente diariamente. É relacionamento, não tem jeito. Como se fossemos conquistar o(a) nosso(a) parceiro(a) todo dia… É preciso passar segurança, confiança e credibilidade sempre. Plantando, REGANDO e Colhendo todos os dias! Essa é a entrada do grande sucesso em VENDAS!

    • Marcio Godoy disse:

      Herbert,
      Sem dúvida a prospecção é um belo caminho para gerar relacionamentos. Conquistar o nosso cliente requer disciplina, persistência e metodologia.
      Ótimas vendas!
      Abraço.

  • CARLOS OLIVEIRA disse:

    ok a prospecção não tem somente objetivo de aumentar o funil dos negócios, mas também demostra no fechamento ou não do negócio a aplicação e performance do vendedor quer seja por conhecimento do produto, ´métodos de venda, apresentação do produto evidenciando as técnicas repassadas ou não, persistência e nos como gestores qual o parâmetro a ser trabalhado com a equipe e individualmente.

    • Marcio Godoy disse:

      Prezado Carlos,
      Para uma boa prospecção é necessário que os gestores forneçam ferramentas de apoio e acompanhamento para suas equipes, bem como os vendedores estejam capacitados e motivados.
      Sucesso em Vendas.
      Abraço.

  • Mannes disse:

    Caro Marcio,
    Ter feito treinamento com voce e sua equipe atraves da Abradif, nos faz hoje ter a certeza que a carteira de clientes somada a prospecção bem elaborada, o resultado se torna positivo em época de recessão. Contudo treinar sempre é preciso. Viva o follow up. ( deu certo)

  • Catherine disse:

    Treinar sempre , e criar rotina com a equipe sucesso na certa.

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