O Feirão dos Móveis Magazine, grupo varejista com sede na cidade de Imperatriz-MA, tem forte presença nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. São mais de  60 pontos de venda de eletromóveis e tecnologia que, assim como a maior parte do varejo brasileiro, sentiram o impacto causado pela pandemia do novo coronavírus.

O isolamento social, medida apontada como a mais eficiente para prevenir a propagação da doença causada pelo vírus (Covid-19), foi acatado em todo o país, resultando em lojas fechadas e menos pessoas nas ruas. Com isso, todos os setores da economia sofreram consequências e prejuízos, principalmente motivados pela queda das vendas e alto volume de demissões.

Contrariando esse cenário desfavorável, o Feirão dos Móveis alcançou números impressionantes no mês de abril, comparando ao mesmo período de 2019:

Feirão dos móveis 2

A elevação de todos esses indicadores repercutiu em um aumento de 33% no faturamento da rede (também frente a abril do ano anterior). E isso tudo aconteceu com apenas 26 das 68 lojas completamente abertas.

Esse resultado não veio por acaso. Ele faz parte de um processo de desenvolvimento da equipe comercial, desde a diretoria até os vendedores. Foram meses de preparação em técnicas de atendimento, gestão de equipe e formação de agentes multiplicadores. O ganho conquistado tem sido vendedores mais confiantes e motivados, e gerentes mais focados em atuações táticas.

Para este momento, especificamente, a Sucesso em Vendas redirecionou suas ações para apoiar as demandas, considerando as características do negócio, do público e as ferramentas disponíveis. Foram criadas estratégias totalmente voltadas aos efeitos do Coronavírus, com o desenvolvimento de treinamentos que tornaram o time de vendas apto a prospectar clientes, oferecer um atendimento mais técnico pelo telefone e a vender por outros canais, como internet e whatsapp.

O conteúdo levou segurança para a equipe, que se surpreendeu com o desfecho positivo de sua própria atuação. 

Feirão dos móveis

O papel da direção da empresa também foi fundamental para essa conquista. A diretora administrativa do Feirão dos Móveis Magazine, Railda Cruz, traduziu a consciência que tornou possível reverter a queda momentânea nos números e elevar a autoconfiança de todos quando afirmou “A Sucesso em Vendas nos levou a refletir sobre o nosso modo de fazer atendimento e nos conduziu a refazê-lo, de modo mais técnico e com mais garantia de resultado.”

Com a palavra, os diretores do Feirão dos Móveis Magazine:

O trabalho, afinal, tem sido se reinventar diante da mudança de cenário com a crise do Coronavírus, criando novas mentalidades e utilizando tecnologias e diferentes recursos para chegar até o cliente. Com isso, todos passam a reconhecer e a trilhar novos caminhos.

Todo esse movimento não terá reflexos passageiros. Trata-se de uma nova cultura de desenvolvimento de pessoas, melhoria contínua do atendimento e foco em indicadores, que fará diferença daqui em diante, como concluiu Railda: “Quando a pandemia passar, estaremos mais fortes e sairemos na frente porque estamos muito mais preparados”.

Todo esse desempenho reforça o trabalho da consultoria, que é atuar como um verdadeiro parceiro, não apenas para o crescimento, mas também para pensar em novos rumos que garantam sobrevivência em momentos de desafio.

A vendedora Daiana Lima fala sobre sua performance após o mais recente treinamento de vendas:

Quer superar as dificuldades do momento atual e entender como sobreviver e se manter sustentável diante das mudanças do mercado?
Entre em contato!