Estudo de caso – Electrolux
O projeto desenvolvido pela Sucesso em Vendas na Electrolux abrangeu as áreas de vendas e pós-vendas, desenvolvendo métodos exclusivos para cada uma das áreas, atendendo as necessidades específicas da empresa e melhorando os resultados da empresa.
Desafios
Quando procurou a Sucesso em Vendas, a Electrolux tinha dois grandes desafios:
- Desenvolver um grande programa de gestão de vendas com foco em resultados para toda a sua rede de assistência técnica especializada, as Top Service Electrolux, unidades de pós-vendas espalhadas por todo o Brasil;
- Gaps na gestão de processos e métodos de vendas nas áreas de Key Account e áreas comerciais de linha branca da indústria e Floor Care.
Produtos/Serviços Utilizados
- Consultoria Comercial
- SV Academy
Principais resultados
- Aumento de produtividade com a utilização dos métodos e processos construídos de forma customizada para a Electrolux;
- Legado de padrão, gestão e produtividade de toda a força de vendas, tanto de representantes Key Account das linhas branca e floor care, quanto de consultores técnicos da rede Top Service Electrolux;
- Incremento de receita através de novas vendas com os profissionais habilitados pela Sucesso.
Caso de Uso
Durante três anos de projeto, fizemos um grande programa de especialização dos representantes ao atendimento específicos dos clientes das carteiras de Key Account, tanto linha branca quanto da linha floor care, além de um grande programa de gestão das áreas comerciais de toda a rede Top Service Electrolux no Brasil.
A formação e especialização em vendas para todos os consultores técnicos, que atendem os clientes através de chamadas de assistência técnica, transformaram estes profissionais em grandes vendedores, com foco no fechamento dos orçamentos apresentados e, ao mesmo tempo, com a inclusão de vendas adicionais de acessórios e serviços complementares em outros eletrodomésticos do cliente.
Com os Métodos e Processos de Vendas desenvolvidos e customizados para as áreas de Key Account das linhas branca e floor care e, principalmente, para a área de pós-vendas, o projeto foi premiado pela inovação e os resultados foram apresentados pela filial brasileira à matriz em Estocolmo, na Suécia.
História da Electrolux
O Grupo Electrolux é uma empresa líder global em eletrodomésticos, presente na vida dos brasileiros há mais de 100 anos. Reinventando experiências, a empresa procura sempre estar na vanguarda da sustentabilidade na sociedade através de soluções e operações.
O grupo conta com marcas líderes de eletrodomésticos, incluindo Electrolux, AEG e Frigidaire, vendendo produtos domésticos para mais de 120 países todos os anos. Em 2023, o Grupo Electrolux teve vendas de R$ 67 bilhões e empregou 45.000 pessoas em todo o mundo.
Saiba mais sobre os produtos da Electrolux.
Depoimento
“Com o Método de Vendas desenvolvido exclusivamente para o setor de pós-vendas em mãos, os Consultores Técnicos, que anteriormente focavam nos consertos e reparos de equipamentos, foram capacitados e tornaram-se Agentes de Negócios. Com postura de apresentação mais qualificada, os Agendes de Negócios assumiram também o papel de vendedores durante as visitas técnicas, o que resultou em um aumento de 30% na venda de peças e produtos em seis meses de projeto”.
Conclusão
Apesar da grandeza da Electrolux e do reconhecimento mundial da marca, a Sucesso em Vendas pôde ajustar pontos e melhorar a área comercial da empresa como um todo. Os Métodos de Vendas customizados e criados de forma minuciosa para o melhor andamento das negociações entre a Electrolux e seus clientes, agregou um importante capítulo sobre vendas na empresa, incluindo melhorias nas taxas de desconto, taxas de juros e valores compensativos em negociações de diversas áreas.
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