Ainda falta um mês para a data oficial da Black Friday, mas o assunto já começou a movimentar o comércio brasileiro e você precisa estar preparado para aproveitar esse período. O “evento” começou nos Estados Unidos, mas ganhou força no Brasil nos últimos anos e já se consolidou como uma das datas mais relevantes do nosso comércio.
Segundo dados divulgados pela Ebit|Nielsen, a Black Friday gerou um faturamento de R$ 5,8 bilhões para o e-commerce brasileiro em 2021. O número representa 1,7% de aumento em relação ao mesmo período de 2020. Agora, em 2022, depois de dois anos muito conturbados por conta da pandemia e com a economia novamente aquecida, a Black Friday promete ser muito positiva, ainda mais se levarmos em conta dois pontos importantes.
- As vendas online aumentaram consideravelmente justamente por conta da pandemia. Muitas pessoas não eram adeptas de compras online, mas não só aprenderam como adotaram esse modelo como principal forma de consumo. Mesmo com o impacto gerado devido ao aumento dos combustíveis, o e-commerce cresceu em média 3% no primeiro semestre de 2022, comparado aos primeiros 6 meses de 2021.
- As vendas presenciais, que ficaram reprimidas por todo esse tempo, agora voltaram com força total. Muitos clientes necessitam estar em contato com os produtos, lojas e vendedores. Se sentem melhores e têm mais confiança. Então, essa Black Friday será de muito movimento nas lojas físicas.
Outra variável que certamente afetará a Black Friday deste ano será a Copa do Mundo, com uma movimentação muito significativa por parte das marcas e dos consumidores dos mais variados segmentos, que podem rentabilizar muito neste ano.
Segundo pesquisa encomendada pelo Google, feita pela empresa Offerwise, os consumidores já estão pesquisando sobre os produtos que desejam para a Black Friday, com destaque para os eletrônicos. Dos entrevistados que já analisam seus produtos preferidos, 86% buscam por consoles e jogos. Celulares (85%), televisões (83%), tablets e periféricos (80%) também estão na lista, que ouviu 500 brasileiros das classes A, B e C.
Em cima dessas informações, é natural que as empresas estejam otimistas, principalmente por conta do comportamento do consumidor. Estamos vendo um consumidor mais ativo, com mais opções de como se virar. Logo, isso reflete diretamente na forma com que ele encara eventos como a Black Friday.
Podemos falar que o consumidor está muito mais consciente com as suas compras. No início da pandemia, já percebemos o consumidor declarando que faz menos compras por impulso, fazendo um planejamento maior na hora de comprar. Vimos que os consumidores estão fazendo bastante Tradown, comprando marcas mais baratas e/ou em canais mais baratos. Porém, eles CONTINUAM comprando.
Outro fator importante é que o cliente antigamente era mais fiel a uma marca. Hoje, ele tem um poder de pesquisa que facilita e isso abre muitas oportunidades para as marcas se apresentarem e apresentarem soluções para esse público, desde que tenham uma estratégia inteligente.
Crie a sua própria identidade, seja diferente
Em um momento de grande concorrência para o comércio, a chance de se copiar promoções, ações e até estratégias é muito grande. A Black Friday faz com que a concorrência seja ainda mais acirrada e a busca por preços baixos acabe deixando todas as empresas “iguais”. E aí está o grande erro das marcas.
Quando falamos sobre diferenciação, é muito importante entender o contexto do mercado de forma geral. O que percebemos é que todas as empresas que vão ao mercado buscar diferenciais competitivos, acabam se tornando iguais. E, cada vez mais, vemos as empresas muito parecidas umas das outras.
Diversas tendências são criadas e essas tendências, na maioria das vezes, são desenvolvidas por uma única empresa que buscava ter um grande diferencial competitivo perante a concorrência. E o que sempre acontece é que a concorrência acaba copiando as estratégias vencedoras e, no fim, ao invés de termos empresas com grandes diferenciais perante as outras, temos empresas completamente iguais.
Iguais em características, em entregas de valor, no preço, nas estratégias e também nos problemas.
Então, a dica é que as marcas criem a sua própria identidade, olhando com mais cuidado para o seu perfil de cliente. É fundamental investir na personalização das ofertas e do atendimento; segmentar sua carteira de cliente por jornada e comportamento de compra e entender quais canais fazem sentido para cada perfil de cliente, sabendo usar com sabedoria. No final, vai ter sucesso quem souber se comunicar da forma correta, com o cliente correto, no canal correto.
Mesmo em um momento tão peculiar como a Black Friday, faça de tudo para fugir do padrão. Não busque copiar os concorrentes e sim se diferenciar deles.
Usamos sempre uma frase que “Ser diferente é ser de verdade”. Então, use a verdade da sua empresa, da sua marca, dos seus colaboradores. A Black Friday não é apenas uma busca por preços baixos, mas sim por uma experiência única, que fará com que seu cliente siga fiel a você, caminhado junto o ano todo, até a Black Friday do ano que vem e não apenas nos períodos de Black Friday.
Para finalizarmos, deixo abaixo mais alguns pontos de atenção que farão com que a experiência na Black Friday seja única, fidelizando o cliente à sua marca.
- Acredito que ser somente multicanal não é mais o suficiente. Multicanal significa basicamente você atender o seu cliente por mais de um canal. Mas será que isso gera uma experiência positiva? O consumidor do Agora quer uma comunicação fluida, que deixei o processo simples e rápido. Isso promove o que chamamos de conversa infinita com o cliente. Canais de vendas integrados, que unam dados consistentes a respeito dos clientes, conseguem atingir a plenitude da personalização. Conseguem usar a tecnologia e os dados ao seu favor, para entregar produtos e soluções extremamente assertivas às necessidades de quem as procura. Clique aqui e veja dicas de como ser Omnichannel do jeito certo.
Imaginando um framework para aumentar as chances de sucesso nesta Black Friday:
- Tenha um planejamento estratégico bem definido para esta data;
- Ajuste os processos internos na empresa para garantir que tudo funcione da melhor forma possível;
- Estruture muito bem a logística, atendimento, marketing, identidade visual e, principalmente, a sua comunicação;
- Defina KPI’s exclusivos para essa data;
- Defina o que faz sentido para o teu negócio e o que você gostaria de alcançar;
- Calcule uma expectativa factível, uma otimista e uma pessimista, e trabalhe em cima desses dados;
- Escolha as soluções certas;
- E, um dos pontos mais importantes para rodar tudo isso, prepare o seu time de vendas.
Siga todos os passos que falamos, fuja do padrão e tenha boas vendas na Black Friday!
Na semana que vem, em nossas redes sociais, traremos mais dicas e conteúdos sobre a Black Friday. Fique ligado!