O que é Crowdlearning e quais as suas vantagens

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Você já ouviu falar em Crowdlearning? A expressão não é tão nova quanto parece, mas ganhou ainda mais força por conta da pandemia. A palavra é uma junção de crowd (multidão / grupo de pessoas / turma) e learning (aprendizado). Traduzindo para o bom português, é o aprendizado coletivo. 

Como eu falei no início, o termo começou a ser abordado já faz um tempo, lá por 2010, como um possível futuro da transmissão de conhecimento. Mas, obviamente pela necessidade atual, o Crowdlearning apareceu como uma ferramenta muito útil em tempos de escolas fechadas e uso intensivo da tecnologia para estudar e se comunicar. 

Quem nunca precisou se aprofundar sobre um assunto e foi direto para a internet pesquisar? Como construir isso, como fazer aquilo, dicas de tal coisa, passos para aprender isso ou aquilo. Mas tem também quem prefira conversar com outras pessoas para essa troca de conhecimento. 

A tecnologia está nas nossas mãos exatamente para que a gente busque desenvolvimento contínuo. E o Crowdlearning pode ser ainda mais útil do que uma busca no Google ou até mesmo no YouTube, com pessoas de mesmos interesses, dispostas a compartilharem o que sabem e aprenderem também. 

O ponto chave é esse estimulo pela troca de conhecimento entre o grupo de pessoas, muitas vezes sem a necessidade da figura de um professor. Interesses em comuns, mas com experiências e aprendizados diferentes, que faz com que todos aprendam juntos e de uma forma extremamente democrática. 

E o mais interessante disso tudo, é que esse tipo de aprendizado não se restringe aos assuntos tradicionais de ensino, como história, geografia, matemática. O Crowdlearning vai em cima justamente do que a pessoa precisa para se autodesenvolver. 

Aqui na Sucesso, há mais de 30 anos, nos dedicamos para entregar soluções que melhorem a produtividade dos times de vendas, mas também que evoluam pessoal e profissionalmente. São metodologias que fazem com que as pessoas se desenvolvam nos mais diferentes pilares. Os nossos consultores passam diversos conteúdos, mas o Crowdlearning está junto em cada discussão em grupo, em cada feedback entre as equipes e em cada evolução coletiva.

Benefícios do Crowdlearning e aplicação da Sucesso em Vendas
  • Horizontalidade na troca de informações, diminuindo barreiras no momento do aprendizado (Na SV, as atividades são construídas junto com os clientes, de acordo com as necessidades de cada grupo);
  • Acesso ao conteúdo, permitindo o uso da informação em qualquer lugar e a qualquer hora (Na plataforma usada pela Sucesso, os participantes ficam livres para acessar os materiais quando quiserem);
  • Reforço em habilidades socioemocionais, como persistência, resiliência, sociabilidade e até empatia (A SV possui metodologias exclusivas, que desenvolvem comportamentos e atitudes indispensáveis para quem quer ter sucesso, não apenas em vendas);
  • Praticidade e disponibilidade de materiais e tecnologias (Prezamos pela facilidade do aprendizado e também pela fácil aplicabilidade dos conteúdos no dia a dia dos clientes, sempre preocupados com tecnologias e inovações);
  • Aprendizado em cima de experiências e conhecimento de outras pessoas, vividas muitas vezes na prática e próximo da realidade dos demais (A consultoria da Sucesso reforça dinâmicas e a trocas de feedbacks entre os participantes, justamente para trazer casos práticos e dentro das rotinas que eles têm em comum);
  • Amplo leque de disciplinas possíveis para aprendizado (Apesar de ser uma consultoria em vendas, nossa forma de ensinar transcende o mundo comercial);
  • Criação de laços de confiança (Consultores, gerentes, diretores, CEO’s e todos os envolvidos nos projetos da Sucesso falam a mesma língua e remam para o mesmo lado, pensando sempre nos objetivos dos clientes);
  • Motivação, engajamento e comprometimento (Tudo o que foi listado acima, faz com a consultoria da Sucesso em Vendas seja incorporada no cliente, mudando a cultura das empresas, melhorando a produtividade dos times e transformando resultados).

Os benefícios são claros e comprovados, mas o que tem feito o Crowdlearning ser diferente na criação de conhecimento coletivo são justamente as facilidades que ele traz. Basta um espaço para reunir esse grupo, fisicamente ou online, para que o compartilhamento de informações comece. Simples assim. De forma gratuita, mas com um valor incomensurável. 

Muito antes da pandemia, a Sucesso em Vendas já possuía dinâmicas e ferramentas de tecnologia para ações que se assemelham ao Crowdlearning. Os nossos consultores passam diversos conteúdos, mas o aprendizado acontece também nas discussões em grupo e nos feedbacks. Simulações de vendas, trabalhos de objeções, jogos e diversas outras atividades são orientadas pela Sucesso e evoluem nossos clientes mesmo sem a presença física ou online da consultoria. 

Você tem aquele sonho de aprender algo diferente?

Pode ser sobre vendas, ou até mesmo novas receitas culinárias. Não deixe para amanhã. Reúna pessoas que também estão interessadas no assunto, troque informações e evolua seus conhecimentos. Com diversas possibilidades de reunir pessoas online, o Crowdlearning nunca esteve tão acessível. 

Como já falamos em um outro artigo aqui no Blog da Sucesso em Vendas e até brincando com uma redundância, o seu autodesenvolvimento só depende de você! Busque coisas novas, inove, corra atrás de conhecimento e dos seus objetivos.

 

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